Welcome
Welcome to setemetros

You are currently viewing our boards as a guest, which gives you limited access to view most discussions and access our other features. By joining our free community, you will have access to post topics, communicate privately with other members (PM), respond to polls, upload content, and access many other special features. In addition, registered members also see less advertisements. Registration is fast, simple, and absolutely free, so please, join our community today!

Reflexão de final de epoca

Forum criado para debater assuntos relacionados com a modalidade

Reflexão de final de epoca

Mensagemby Andebolsul » quarta jun 09, 2010 11:29 pm

Caros amigos, final de época é altura de se fazer um balanço sobre o Campeonato Feminino, este molde é benéfico ou não?
Para mim que trabalhei algumas temporadas no Andebol do pais vizinho, tanto em termos de provas da RFEBM como da Liga ABF, penso que tem mais factores negativos que positivos, mas isso sou eu por estar habituado a outra realidade.
Na minha opinião a grande vantagem é apenas de um ponto de vista economicista e apenas para as equipas que disputariam a segunda divisão se a houvesse, pois equipas que se prepararam para atingir a Fase Final, teriam programado a época para deslocações do Minho ao Algarve logo não seria esse o problema, tambem é verdade que poderia a Sul não haver equipas para fazer uma serie, talvez sim mas com outros regulamentos haveriam mais equipas. Na Taça de *Portugal participaram 4 equipas que não estavam inscritas na P.O. 09, sei de pelo menos mais 5 entre os distritos de Portalegre, Setubal e Evora, que não participam por não terem as atletas em numero necessario para os escalões de formação. Antes de eu sair do pais, os regulamentos não impediam a inscrição das equipas nas provas, impediam a sua subida de divisão, ou seja um clube podia ser Campeão Nacional da 2ª Divisão, mas se não tivesse a formação não subia, penso que seria uma alternativa. Mas acima de tudo Portugal não pode ter uma Primeira Divisão assim, a Liga ABF, num pais com 20 vezes mais praticantes femininos que portugal, tem 14 clubes, na minha opinião, a primeira divisão deveria ter 10 clubes, as 8 finalistas mais o Sports, o Maiastars, e o Santa Isabel, mostram um nivel superior aos outros clubes, embora não possa comparar com o Porto Salvo, mas nunca no maximo aprimeira divisão devesse passar os 10, 12, preferencialmente 10, e uma Segunda Divisão, mas como digo isto é apenas uma opinião pessoal, algo com que não concordo é a colocação das duas equipas da Madeira na Zona Norte, porque obriga a que as equipas do Sul tenham mais despesas, pois se é verdade que o IND paga as viagens à ilha, tamem é verdade que as equipas tem de fazer mais duas viagens a Lisboa para apanhar o avião e essas são pagas pelos clubes, claro que é apenas a Juve, o Castelo Branco e o João de Barros, pois suponho que o Gil e o Albufeira apanham o avião em Faro, mas o que quero dizer é que o mal deveria ser repartido pelas aldeias.
Bom deixo estes pontos prévios vamos pensar neles.
Abraço a todos.
Andebolsul

Re: Reflexão de final de epoca

Mensagemby Ulisses Pereira » quinta jun 10, 2010 12:35 am

Apenas uma nota... penso que quando falas na colocação das equipas da Madeira querias dizer na Zona Sul e não na Zona Norte. Mas a nota é que quem jogou na Madeira na Fase iniical fez sempre jornadas duplas, pelo que só fizeram uma deslocação à ilha.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter"
Ulisses Pereira

Mensagemby Andebolsul » quinta jun 10, 2010 12:46 am

Tens razão, nem reparei que me tinha enganado, mas o que queria dizer independentemente das jornadas duplas que poderia ter ido uma para cada série, embora ache que se isso acontecesse o São Bernardo ainda era colocado na zona Sul, para não ficar com 13-10, mas tb, de Aveiro ao algarve são só mais 25 Km que de Castelo Branco(estou a brincar), já agora diz-me existe equilibrio entre o Porto Salvo, o Maiastars e o Santa Isabel? num campeonato a 3 qual seria a mais fraca?
Andebolsul

Mensagemby vascobzky » quinta jun 10, 2010 12:57 am

Não importa quem é mais forte ou mais fraco, o que contam são os resultados, e num campeonato com estes moldes , luta-se apenas para ir à fase final ou jogar para o título ( duas equipas aqui ).
vascobzky

Mensagemby Ulisses Pereira » quinta jun 10, 2010 2:04 am

Na minha opinião, o Maiastars e o Santa Isabel são muito mais fortes do que o actual Porto Salvo (se fosse o do ano passado já acho que não). Aliás, acho que qualquer uma dessas duas equipas faria bem melhor do que nós (face às lesões) e à Juve Mar na fase final. Só que o que conta são os resultados e eles não permitiram a essas equipas ir à fase final.

A grande questão é saber se o Maiastars e o Santa Isabel são superiores ao Sports Madeira. Aí sim, talvez o Sports Madeira seja ligeiramente superior apesar da época abaixo das outras que realizou.

Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira

Mensagemby dna78 » sexta jun 11, 2010 2:11 pm

Considero o CSMadeira acima, mesmo com uma fase regular menos conseguida. mas a questão é o formato da 1ª Divisão.

Mesmo sendo mais dispendiosa para alguns clubes, julgo que a fórmula do A1 deveria ser utilizada no feminino também.

Esta é uma questão complexa, onde estão dois factores em causa, o financeiro e o desportivo. Eu advogo o desportivo, mas percebo perfeitamente os clubes que são obrigados a olhar para as Seniores de uma forma mais economicista, já que escasseiam os patrocinadores e sobem as despesas de deslocação... Mas temos de evoluir!
dna78

Mensagemby Andebolsul » sexta jun 11, 2010 3:55 pm

Concordo, mas mesmo a questão financeira não se põe, repara se por exemplo juntassem a estas 8 equipas o Maiastars e o Sports, tens 10 equipas, e estas com certeza que no inicio da temporada orçamentaram a epoca com esperança da ir à Fase Final, ou seja prepararam-se para a eventualidade de ir de norte a sul. Eu na minha modesta opinião defenderia 10 equipas, porque a partir dai a decalage já é grande com uma primeira fase TXT e uma segunda fase de Playout para as 6 ultimas e Playoff à melhor de 3 para as 4 primeiras, mas como de digo isso sou eu. O problema maior a nivel financeiro são as equipas do sul numa segunda divisão, que ira de Leiria e Castelo Branco ao Algarve, porque a norte terás sempre equipas num raio de Aveiro a Braga( haveria chaves, mas seria só uma) para fazer uma serie. mas a sul seria complicado, porque mesmo se surgirem o Vitória de Setubal ou o Portalegre ou o Almeirim ou o Porto Alto(fala-se tambem de um clube novo no Ribatejo alem destes), continuam a ser muito espaçadas umas das outras, e temos de convir que pagar 400 euros no minimo para ir ao Algarve custa, mas ai tambem os factores economicos são uma falácia, porque sendo divisão unica tem à mesma de se ir ao Algarve. Uma coisa que nunca consegui saber, foi qual foi a Associação que propôs à federação esta alteraão de quadro competitivo.

Um abraço
Andebolsul

Mensagemby Ulisses Pereira » sexta jun 11, 2010 4:55 pm

O problema é mesmo a Segunda Divisão e as consequências financeiras para esses clubes. E, aos poucos, os clubes iam desistindo e cada vez tinhamos menos equipas seniores em Portugal, ao ponto de se colocar em causa a hipótese de não haver Zona Sul na 2ª Divisão... Esta era a realidade que se tentou combater. Fui contra este modelo mas, depois da época ter terminado, posso dizer que alterei por completo a minha posição e sou defensor do mesmo, apesar das suas limitações (todos os modelos têm prós e contras).

Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira

Mensagemby Andebolsul » sexta jun 11, 2010 5:10 pm

Mas Ulisses, vamos ver uma coisa, imaginemos que Sanjoanense, São Felix da marinha, Lusitanos, Oliveira de Frades, Ac.Espinho, Alcanena, Almeirim, Vitoria de Setubal, estou a falar de equipas que sei que este ano tem juniores, resolvem ter seniores para a proxima epoca. Vamos ter uma primeira divisão com 32 equipas? Repara numa coisa, financeiramente, o Porto Salvo ou o Assomada, qual seria a diferença de ir jogar a albufeira na primeira ou segunda divisão? Tens de concordar que inclusive o proprio Porto Salvo já está numa decalage em relação às 8 finalistas e mesmo às duas 5ªs classificadas da primeira fase. É só por isso que coloco as minhas duvidas
Andebolsul

Mensagemby vascobzky » domingo jun 13, 2010 10:28 pm

AndebolSul claramente que com este modelo, equipas como o Porto Salvo , ou até mesmo Assomada e o Castelo Branco que para o ano correm sérios riscos de não ter equipa, gastam mais dinheiro, pois com este modelo foram duas vezes ao Algarve, duas a Leiria, duas à Madeira fora as restantes viagens.

A questão é que qualquer que seja o modelo, as equipas do sul terão de gastar mais, pois têm sempre que efectuar grandes deslocações, enquanto que as do Norte não.
vascobzky

Next

Return to Andebol