Caros amigos, final de época é altura de se fazer um balanço sobre o Campeonato Feminino, este molde é benéfico ou não?
Para mim que trabalhei algumas temporadas no Andebol do pais vizinho, tanto em termos de provas da RFEBM como da Liga ABF, penso que tem mais factores negativos que positivos, mas isso sou eu por estar habituado a outra realidade.
Na minha opinião a grande vantagem é apenas de um ponto de vista economicista e apenas para as equipas que disputariam a segunda divisão se a houvesse, pois equipas que se prepararam para atingir a Fase Final, teriam programado a época para deslocações do Minho ao Algarve logo não seria esse o problema, tambem é verdade que poderia a Sul não haver equipas para fazer uma serie, talvez sim mas com outros regulamentos haveriam mais equipas. Na Taça de *Portugal participaram 4 equipas que não estavam inscritas na P.O. 09, sei de pelo menos mais 5 entre os distritos de Portalegre, Setubal e Evora, que não participam por não terem as atletas em numero necessario para os escalões de formação. Antes de eu sair do pais, os regulamentos não impediam a inscrição das equipas nas provas, impediam a sua subida de divisão, ou seja um clube podia ser Campeão Nacional da 2ª Divisão, mas se não tivesse a formação não subia, penso que seria uma alternativa. Mas acima de tudo Portugal não pode ter uma Primeira Divisão assim, a Liga ABF, num pais com 20 vezes mais praticantes femininos que portugal, tem 14 clubes, na minha opinião, a primeira divisão deveria ter 10 clubes, as 8 finalistas mais o Sports, o Maiastars, e o Santa Isabel, mostram um nivel superior aos outros clubes, embora não possa comparar com o Porto Salvo, mas nunca no maximo aprimeira divisão devesse passar os 10, 12, preferencialmente 10, e uma Segunda Divisão, mas como digo isto é apenas uma opinião pessoal, algo com que não concordo é a colocação das duas equipas da Madeira na Zona Norte, porque obriga a que as equipas do Sul tenham mais despesas, pois se é verdade que o IND paga as viagens à ilha, tamem é verdade que as equipas tem de fazer mais duas viagens a Lisboa para apanhar o avião e essas são pagas pelos clubes, claro que é apenas a Juve, o Castelo Branco e o João de Barros, pois suponho que o Gil e o Albufeira apanham o avião em Faro, mas o que quero dizer é que o mal deveria ser repartido pelas aldeias.
Bom deixo estes pontos prévios vamos pensar neles.
Abraço a todos.