Welcome
Welcome to setemetros

You are currently viewing our boards as a guest, which gives you limited access to view most discussions and access our other features. By joining our free community, you will have access to post topics, communicate privately with other members (PM), respond to polls, upload content, and access many other special features. In addition, registered members also see less advertisements. Registration is fast, simple, and absolutely free, so please, join our community today!

Reflexão de final de epoca

Forum criado para debater assuntos relacionados com a modalidade

Re: Reflexão de final de epoca

Mensagemby Andebolsul » domingo jun 13, 2010 11:05 pm

Vascozbzky tens toda a razão, para o Porto Salvo, o Passos Manuel e o Assomada, sai mais barato ir à Madeira do que ir ao Algarve e Leiria, mas sabes o que este modelo me faz lembrar com as devidas reservas, não sei se recordas o ano em que houve Zona Norte, Zona Sul e Serie Madeira. Nesse ano SAD e Sports, andaram a passear na ilha, assim como Colegios, Gaia e Almeida Garrett a Norte e Gil Eanes e Porto salvo a Sul. Com o modelo actual 4 equipas fazem o "frete" de participar na primeira fase, SAD, Gil, João de Barros e Colégio de Gaia, depois Santa Joana, Juventude Mar, Alavarium, Maiastars, Santa Isabel. Juve Liz e Sports, lutam por um objectivo e as outras todas andam ali por andar. É isso que eu vejo de errado, pelo que sei tu pertences ao CALE e pergunto-te, não deve ser nada facil motivar atletas sem objectivos nenhuns. Se estivesses na Primeira a lutar para não descer ou na Segunda a lutar para subir haveria outra motivação e sem duvida a qualidade subiria, e quem diz o teu clube, diz o Assomada, o 1.º Maio, ou Almeida Garrett por exemplo entre outros, sabes muito bem que o objectivo de defender e honrar o nosso emblema nunca é o mesmo do que ter um objectivo competitivo.
Entretanto fala-se que quase todas as equipas de Juniores que este anos não tem Seniores, poderão entrar na proxima temporada e uma primeira divisão com 30 equipas, onde na primeira fase apenas meia duzia tem objectivos, pode ser bom financeiramente, mas não me parece que o seja a nivel desportivo.
Andebolsul

Mensagemby Ulisses Pereira » domingo jun 13, 2010 11:34 pm

Vasco, Castelo Branco não terá mesmo equipa depois da punição de 2 anos de que foi alvo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter"
Ulisses Pereira

Mensagemby Andebolsul » domingo jun 13, 2010 11:50 pm

Amigo Ulisses, certamente terá, quem já foi Benfica de Castelo Branco, Albicastrense, e Casa do Benfica de Castelo Branco, certamente será outra equipa, A extrutura e as pessoas são sempre as mesmas, só o nome da equipa tem mudado relativamente a quem eles estão associados.

Um abraço
Andebolsul

Mensagemby Ulisses Pereira » segunda jun 14, 2010 1:08 am

Espero que sim, embora a questão das equipas da formação possa complicar as coisas e o escasso número de atletas seniores que tiveram este ano possa não servir de grande motivação para isso.

Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira

Mensagemby vascobzky » segunda jun 14, 2010 1:37 am

Sim, mudar de nome em Portugal e meter na gaveta as obrigações é o que mais se faz no nosso andebol, mas para bem do andebol feminino o Castelo Branco que continue com a equipa, pois até nem se inscreveram na Taça certamente porque estavam com muitas dificuldades em ter atletas para jogar, e foram punidas por isso.

Tem razão andebolsul, é muito complicado uma equipa como a nossa, que sabe que não desce, e que no meio da 1ª volta, como mais 6 equipas da Zona Norte, sabiam que não se conseguiam apurar para a fase final ter as atletas motivadas não é e não foi propriamente fácil. Aqui entra o gosto pelo andebol e pelo clube e apenas isso. Joga-se um pouco para "passar o tempo". Não é criada competitividade alguma, não há a luta da subida, a luta da descida, a luta do título da 1ª e da 2ª etc etc.

Sobre este tema volto a referir o que tenho dito muitas vezes, tivemos 23 equipas a pagar arbitragens ao preço da 1ª Divisão, tivemos o andebol feminino a ir ainda mais ao fundo com jogos com 50 golos de diferenças, equipas a gastarem mais do que gastariam com o modelo anterior, tivemos um zona norte equilibrada e bem disputada, mas como se veio a provar na fase final totalmente nivelada por baixo, tivemos depois uma fase final disputada com um calendário a despachar devido aos compromissos das selecções e da Taça de Portugal com equipas a jogarem hoje no Algarve e amanhã na Madeira, uma série de coisas que enfim. Pergunto eu afinal quem é que ganhou com este modelo??
vascobzky

Mensagemby Jorge Almeida » segunda jun 14, 2010 11:15 am

Enquanto o andebol feminino (pelo menos o federado) não existir no Alentejo, teremos sempre a questão das grandes deslocações a Sul.

Se houvesse seniores femininas no Alentejo, poderia haver 3 zonas, em vez das 2 que existem, reduzindo os custos na Zona Sul.

O que é que as associações alentejanas têm feito em prol do andebol feminino?
Jorge Almeida

Mensagemby Andebolsul » segunda jun 14, 2010 11:57 am

Ou seja Vasco defendes como eu, que mais vale estar na Segunda divisão a lutar para subir do que estar como se está na Primeira apenas por estar.Tens razão quanto à competitividade, na fase final as 3 primeiras classificadas foram as equipas do Sul, e mesmo a Juve Liz, pior das 4 ficou em 5.º, sabes que na minha opinião esta história de contenção de despesas é falaciosa. Se retirares Castelo Branco e as 4 equipas que foram à Fase final, mais o Sports, ainda ficas com 5 equipas, fala-se que o Almeirim, o Vitoria de Setubal e o Alcanena e um projecto na região de Vila Franca, pensam em participar seriam 8 ou 9 , e no Regional de Lisboa, unico que ainda existe, estão ACM e Camões, e agora diz-me, qual a diferença de ir a Albufeira na Primeira ou na Segunda? não vejo nenhuma. Para a proxima epoca, fala-se que poderão ser cerca de 30 equipas, não seria mais logico uma Primeira Divisão de 10 e uma Segunda de duas Series de 10? Se como se fala Chaves, Moreirense, São Felix e Lusitanos ou Oliveira de Frades, subirem as Juniores a Séniores, o que é que se faz? Manda-se o Alavarium e o São Bernardo e o Oliveira de Frades para a Zona Sul para ficar um numero equilibrado? E depois tens razão no ponto das arbitrágens, ter gastos de Primeira e Andebol de Segunda é complicado gerar receitas. Jorge ainda ha 3 ou 4 anos o Juventude de Evora tinha equipa, é verdade que era a unica e quando o Juventude acabou as Jovens iam para o Lagoa, acho que mais que as Associações, a primeira responsabilidade é dos clubes locais, fala-se que Portalegre e o Crato poderão avançar com juvenis , mas é uma incognita ainda

Um abraço
Andebolsul

Mensagemby vascobzky » segunda jun 14, 2010 12:37 pm

Defendo claro, o modelo do ano anterior, com mais ou menos despesas, é complicado dizer com o qual se gastava menos, mas se calhar o Ulisses que passou por ele pode fazer a comparação com o deste ano, era muito mais justo e benéfico para o nosso andebol. Eu também gosto muito de dizer que o CALE está na 1ª Divisão nacional, mas chegamos lá sem mérito nenhum, inscrevemos apenas a equipa, não lutamos por isso, não tivemos o gosto da subida.

A questão das deslocações é um problema e como diz o Jorge e muito bem do nosso andebol, a Juve Lis por ex, mesmo na formação tem que fazer grandes deslocações, são a equipa mais a norte quando jogam no Sul, e sempre a equipa mais a sul quando jogam no Norte. É preciso gerir muito bem um clube que tem os escalões todos masculinos e femininos para aguentar tal situação.
vascobzky

Mensagemby Ulisses Pereira » segunda jun 14, 2010 1:27 pm

Eu acredito que este modelo actual fez evoluir muito mais as equipas mais fracas. Essa é uma das virtudes do modelo, embora saiba que não foi por isso que ele foi criado.

Andebolsul, tu dizes que tens conhecimento que há várias equipas que estão a ponderar ter seniores. Espero que tenhas razão. Mas na hora da verdade as equipas costumam nãop avançar. Por exemplo, o treinador do Alcanena a mim disse-me que para já isso está fora de hipótese. A questão que se coloca é que a Federação estava a ter dificuldades em ter 2 séries na 2ª Divisão, porque cada vez havia menos equipas. E se não se conseguisse fazer 2 séries na 2ª Divisão era trágico, porque colocar os clubes mais pequenos a fazer o país inteiro seria catastrófico para eles. De ano para ano, havia cada vez menos equipa e recordo que na última época antes deste modelo, a Zona Sul tinha apenas 7 clubes, 2 deles inscritos à última hora...

Apareçam muito mais equipas e a Federação terá que rever o actual modelo. Mas enquanto não aparecerem, julgo não haver condições para o alterar.

Mas também vos digo que, quer ao nível da Imprensa, quer ao nível dos blogs, quer ao nível do número de espectadores, há muitos anos que não havia um Campeonato como o deste ano. Também por isso, mudei a minha posição face ao modelo competitivo.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Vasco, há diferença entre o que pagavas de arbitragens na 2ª e o que pagas na 1ª? Creio que não, mas confesso não ter 100% de certeza.
Ulisses Pereira

Mensagemby vascobzky » segunda jun 14, 2010 1:49 pm

Julgo que sim, pelo menos foi o que me disseram, uma pessoa de uma equipa cá de cima que estava na 2ª o ano passado. Como é óbvio não posso comparar porque só este ano tivemos seniores, mas também à qualidade de algumas arbitragens que tivemos, espero bem que os valores sejam os mesmos, e mesmo assim as arbitragens continuam a ser a grande despesa do nosso clube.
vascobzky

PreviousNext

Return to Andebol