by Andebolsul » quinta jun 17, 2010 6:32 pm
Jorge pelo que sei, a FAP enviou um projecto piloto de Andebol de 5 às Associações Regionais e apenas Lisboa respondeu positivamente, talvez quando se referem a técnicos se refiram aos DTR, não sei, mas foi a informação que me "venderam" mas é a questão da inercia na realidade, nada mais verdadeiro, tambem é verdade que algumas associações por represália contra as provas fixas que lhes retiraram praticantes das suas provas regionais e consequente diminuição dos apoios nos contratos programa entraram numa politica de deixa andar. O problema do Andebol Feminino é que muitos dirigentes associativos apenas olham para as equipas de Séniores Masculinos que estão nos Nacionais e esquecem-se que todos os outros escalões existem e que sem formação nunca acabamos por evoluir. E muitas vezes a FAP faz coisas que nos desmotiva, dou um exemplo pessoal, eu tenho o nivel 2 dado por equivalencia, tirei o antigo 4º grau no inicio dos anos 90 e o 3º gtrau , 2 anos depois como dera dos regulamentos, podia treinar equipas de qualquer escalão jovem, quando no inicio deste seculo fui convidado para um projecto na area do desenvolvimento da Junta da Extremadura aceitei, tendo a RFEBM dado a equivalencia a grau Territorial, mais tarde ao ir para a região de Alicante, onde trabalhei nas escolas (alevins) do Elda e do Manovar, a Federacion Valenciana coloca técnicos nas escolas nos projectos de Mini Andebol para desenvolver a pré competição (e como tu dizes e muito bem, fazer com que as crianças no Andebol de 5, ganhem uma noção posicional e um controlo de bola, devido a serem menos e o campo mais pequeno) que em Espanha só começa na categoria de Infantiles os nosso Iniciados que começa na temporada em que o atleta faz 13 anos e aoi sim se dá a transição para o 7, a competição em si começa nos Cadetes, os nossos Juvenis, aos 15 anos, tudo isto para dizer que na Espanha tirei o grau Nacional, ultimo grau antes dos Mastercoachs EHF, voltando mais tarde à Extremadura integrado num projecto de formaçãoda Junta, que é um governo territorial que aposta muito no Andebol, sendo até o patrocinador da Seleção Espanhola, passei tambem por dois meses pelo Andebol Escoces, mas o que interessa aqui é que ao regressar a Portugal , o Formand obriga-me a tirar o Curso de Nivel 3, porque os cursos da RFEBM não tem equivalencia, uma coisa estranha quando os cursos de Nivel 3, tem na maior parte das vezes prelectores Espanhois. Ou seja não que me interesse treinar Séniores ou Juniores, perfiro ensinar. mas tendo um curso feito num pais recentemente Campeão do Mundo e ter de fazer outro ou ter de pagar a equivalencia que é quase o preço do mesmo desmotiva.