Welcome
Welcome to setemetros

You are currently viewing our boards as a guest, which gives you limited access to view most discussions and access our other features. By joining our free community, you will have access to post topics, communicate privately with other members (PM), respond to polls, upload content, and access many other special features. In addition, registered members also see less advertisements. Registration is fast, simple, and absolutely free, so please, join our community today!

Mini Andebol

Forum criado para debater assuntos relacionados com a modalidade

Mini Andebol

Mensagemby Andebolsul » quarta jun 16, 2010 2:40 pm

As Federações, Espanhola, Alemã e Dinamarquesa, estenderam o Mni Andebol, até aos 12 anos em termos de competição, apenas no ultimo ano de Infantil e apenas quem quiser jogará nos IniciadosB, sendo que até aos 12 anos as competições são de Andebol de 5, a minha pergunta é que se paises mais evoluidos e com melhores resultados que nós optam por essa vertente porque entendeem que desenvolve melhor as atletas e os atletas, porque é que a FPA, encontra tanta relutancia da parte dos Tecnicos quando quer fazer o mesmo?
Andebolsul

Re: Mini Andebol

Mensagemby Mikelis » quarta jun 16, 2010 8:59 pm

Da minha parte uma solução desse género teria todo o meu apoio. Na Madeira o Mini-andebol continua a ser um passo importante na formação dos atletas com diversos encontros ao longo do ano.
Mikelis

Mensagemby Andebolsul » quarta jun 16, 2010 9:15 pm

eu sei de muitas localidades que não meninas para as 10 exigidas pela FPA para o Andebol de /, mas já teriam as 8 para o Andebol de 5.
Andebolsul

Mensagemby Jorge Almeida » quinta jun 17, 2010 5:04 pm

AndebolSul, a FAP tentou alguma vez fazer isso? Não me lembro dessa(s) iniciativa(s).

Os técnicos é que são relutantes para a adopção do andebol de 5 como norma no Mini-Andebol? Quais técnicos? Só se forem os da FAP. Não estou a ver porque é que os técnicos dos clubes iriam resistir a essa medida, pois é a melhor medida para desenvolver as capacidade técnicas das atletas (menos atletas em campo, mais tempo que cada atleta tem com bola na mão).

Penso que, neste campo, tem havido imensa inércia, é o "deixa andar" que me parece que tem imperado.
Jorge Almeida

Mensagemby Andebolsul » quinta jun 17, 2010 6:32 pm

Jorge pelo que sei, a FAP enviou um projecto piloto de Andebol de 5 às Associações Regionais e apenas Lisboa respondeu positivamente, talvez quando se referem a técnicos se refiram aos DTR, não sei, mas foi a informação que me "venderam" mas é a questão da inercia na realidade, nada mais verdadeiro, tambem é verdade que algumas associações por represália contra as provas fixas que lhes retiraram praticantes das suas provas regionais e consequente diminuição dos apoios nos contratos programa entraram numa politica de deixa andar. O problema do Andebol Feminino é que muitos dirigentes associativos apenas olham para as equipas de Séniores Masculinos que estão nos Nacionais e esquecem-se que todos os outros escalões existem e que sem formação nunca acabamos por evoluir. E muitas vezes a FAP faz coisas que nos desmotiva, dou um exemplo pessoal, eu tenho o nivel 2 dado por equivalencia, tirei o antigo 4º grau no inicio dos anos 90 e o 3º gtrau , 2 anos depois como dera dos regulamentos, podia treinar equipas de qualquer escalão jovem, quando no inicio deste seculo fui convidado para um projecto na area do desenvolvimento da Junta da Extremadura aceitei, tendo a RFEBM dado a equivalencia a grau Territorial, mais tarde ao ir para a região de Alicante, onde trabalhei nas escolas (alevins) do Elda e do Manovar, a Federacion Valenciana coloca técnicos nas escolas nos projectos de Mini Andebol para desenvolver a pré competição (e como tu dizes e muito bem, fazer com que as crianças no Andebol de 5, ganhem uma noção posicional e um controlo de bola, devido a serem menos e o campo mais pequeno) que em Espanha só começa na categoria de Infantiles os nosso Iniciados que começa na temporada em que o atleta faz 13 anos e aoi sim se dá a transição para o 7, a competição em si começa nos Cadetes, os nossos Juvenis, aos 15 anos, tudo isto para dizer que na Espanha tirei o grau Nacional, ultimo grau antes dos Mastercoachs EHF, voltando mais tarde à Extremadura integrado num projecto de formaçãoda Junta, que é um governo territorial que aposta muito no Andebol, sendo até o patrocinador da Seleção Espanhola, passei tambem por dois meses pelo Andebol Escoces, mas o que interessa aqui é que ao regressar a Portugal , o Formand obriga-me a tirar o Curso de Nivel 3, porque os cursos da RFEBM não tem equivalencia, uma coisa estranha quando os cursos de Nivel 3, tem na maior parte das vezes prelectores Espanhois. Ou seja não que me interesse treinar Séniores ou Juniores, perfiro ensinar. mas tendo um curso feito num pais recentemente Campeão do Mundo e ter de fazer outro ou ter de pagar a equivalencia que é quase o preço do mesmo desmotiva.
Andebolsul

Mensagemby Jorge Almeida » quinta jun 17, 2010 8:36 pm

AndebolSul,

não sabia dessa iniciativa da FAP.

Quanto às equivalências dos cursos de treinador tirados em Espanha, o problema é gerado (na sua grande maioria) por Espanha, porque a RFEBM não aderiu às RINCK Convention tão apoiadas pela EHF. Aliás, eles falavam, ainda à pouco, que iam aderir a isso, não sei em que pé está esse processo.
Jorge Almeida

Mensagemby Andebolsul » quinta jun 17, 2010 8:40 pm

Sim eu sei, o que me deixou magoa, foi o conjunto de perlectores do meu curso ser exactamente os mesmos que a FAP convida para os seus seminários e cobrarem precisamente o mesmo que um curso e dispensarem a presença, ou seja se pagar não tenho de fazer exames nem nada.
Andebolsul

Mensagemby 2man » sexta jun 18, 2010 9:31 am

boas,
desculpem "meter-me à conversa",
mas a iniciativa do mini-andebol ou "andebol ao quadrado" como já alguém o intitulou,
parece que arrastava uma quantidade de exigencias que os clubes não poderiam cumprir/ou não assumiam, até porque a maioria não tem pavilhão próprio,
desde balizas fixas de menores dimensões, marcações fixas (jogo em 20x20mt)... estas as que pelos vistos seriam de maior dificuldade.
O ideal para o mini-andebol seria a utilização dos pavilhões das escolas EB1 (aqueles edificados sem medidas oficiais/mais pequenos).
Aliás a política de base da construção desses pavilhões foi "não tendo medidas ninguém os solicita (clubes)" e não teremos dores de cabeça...
Logo seria através da integração da Escola e FPA/Ass. que o mini-andebol poderia implantar-se disponibilizando a Escola as infra-estruturas e a FPA/Associações-clubes tudo o que fizer falta...
Deveriam ter em atenção a forma de organização das provas competitivas onde deveriam seguir o modelo de concentração com +de 3 jogos/dia,
para evitar deslocações de + de 50kms para realizar um jogo e promover o convívio entre clubes.. (que parece fazer falta...) e também considerando
que existiriam varias equipas por clube, logo + jogos.
Chamo a atenção para o facto de que são os "treinadores" que formam os jovens e não o modelo de competição/ferramenta, e se estes quiserem,
podem conseguir uma boa formação independentemente do modelo de competição adoptado, apenas tem que se desligar do "caneco"...
Como "técnico" fico triste pela existência de Regulamentos Técnico-Pedagógicos OBRIGATÓRIOS paras as provas competitivas na FORMAÇÃO.
Se todos assumissem a FORMAÇÃO dos jovens não haveria necessidade da OBRIGATORIEDADE de tais regulamentos, até pode existir como forma de expressar
determinadas tendências/modelo de jogo, agora ser necessário a "secretaria" impôr determinadas condutas ao técnicos... eu como técnico, acho vergonhoso.
Sou a favor de mini-andebol como modelo competitivo, se calhar não seria mal pensado tentar criar uma prova competitiva, em concentração, de mini-andebol paralela ao andebol-7 e tentar recolher opiniões dos jovens atletas e tirar conclusões...
Cumprimentos,
M.Santos
2man

Mensagemby Andebolsul » sexta jun 18, 2010 12:39 pm

Em 1992, a AALisboa foi pioneira a realizar o primeiro CR de Mini-Andebol(5), que infelizmente nesses moldes funcionou apenas essa vez, foi disputado ao ar livre no local onde hoje está o pavilhão 2 do Belenenses, com fita de papel foram marcados 2 campos de 20 por 13, com uma area tecnico ludica do mesmo tamanho, as balizas tinham 2,40 por 1,60 e usava-se a bola nº1, participaram 12 equipas nessa edição que decorreu ao longo de um fim de semana. Na altura não teve continuação porque os técnicos, que não tinham a formação pedagógica que hoje existe não entendiam o interesse de se jogar apenas com 5 jogadores, uma coisa que só tem vantagens no desenvolvimento dos jovens, proporciona mais tempo em jogo, maior contacto com a bola etc. Em 2007, na FAP, aperceberam-se que o Desporto Escolar tinha na globalidade quase 60% das equipas existentes no escalão de Infantis, então um grupo liderado pela Prof.Helena Serafim, teve por missão fazer essa ligação FAP/DE, criando uma prova unificada,no entanto não se entende porquê, apenas a AALisboa respondeu positivamente realizando o seu Campeonato Regional em regime de concentrações fazendo todas as equipas uma média de 24 a 30 jogos, pelo feedback com os clubes e escolas participantes, julgo que tem dado resultados, continua a usar a fita de papel para marcações e usam a adaptação da IHF para as balizas a baliza normal, com uma barra aos 1,70, embora penso que um clube que queira evoluir não terá problemas em gasrar 250 Euros em duas balizas oficiais mini em alumino ou 100 Euros em duas de PVC.e maos 30 Euros em redes, junta-se mais qualquer coisa para a fita de marcação em borracha aderente ao chão 100 metros são 80 Euros,pçor isso é detentar. Mas é uma realidade se não houvesse um regulamento a exigir nos infantis que nos 4 periodos de jogo, todos tenham de ser utilizados no minimo 1 e no maximo 3, muitos tecnicos a pensar na vitoria utilizariam apenas os melhores, tal como fariam defesas mistas para anular o melhor jogador
Andebolsul

Return to Andebol