Ulisses,
estava a esquecer-me desse pormenor.
No entanto, não concordo que tenha sido esse ponto a afastar o Santa Isabel da Fase Final. O Santa Joana e a Juve Mar perderam contra Salgueiros e CALE (respectivamente), e tudo indica que se apuram para a Fase Final.
Pode-se fazer contas aos pontos perdidos ao longo da Zona Norte, especialmente quando as coisas se decidem por uma unha negra. No entanto, na minha opinião, caso o Santa Isabel não vá à Fase Final (só 2 milagres as colocam lá), isso deve-se mais aos pontos que perderam nos jogos contra as restantes equipas da parte de cima da tabela.
Ulisses Pereira Escreveu:Não havendo no regulamento nada que fale em descidas (e no sucesso que, na minha opinião, está a ser este modelo) não acredito que haja mudanças para o ano.
Um abraço,
Ulisses
Compreendo que você escreva que esta formula de disputa é um sucesso. A sua equipa representa esse sucesso. Se fosse pela antiga fórmula, o Alavarium, este ano, estava a disputar a PO10 (vocês ficaram em 3º lugar da Fase Final da PO10, como tal não subiriam). E, agora, acaba de se apurar para a Fase Final da PO09. Para além disso, os resultados da Zona Norte da PO09 foram muito mais aproximados, em média, que a Zona Sul da PO09, e que na antiga PO09, mesmo quando se defrontavam equipas do topo com equipas da parte de baixo da tabela.
No entanto, não nos podemos esquecer que temos uma Zona Sul desequilibrada, com equipas com muito bom nível de jogo no meio de equipas que nem sombra lhes fazem. Não é bom para o Campeonato Nacional haver, sistematicamente, goleadas por mais de 20 golos de diferença, e a coisa pode piorar com os 2 jogos que o Sports Madeira (necessitado de golos como de pão para a boca) vai fazer com o Albufeira. Não me espantaria nada se não ocorressem 2 degolas de inocentes.
Mas esta realidade já estava à vista de quem conhecesse os Campeonatos Nacionais de Seniores Femininos nas passadas épocas. Na época passada, cheguei a ver o jogo entre o 1º e o 3º da Zona Sul, Passos Manuel e ACM Lisboa, respectivamente, em que o Passos Manuel resolveu a partida fazendo, em toda a 2ª parte, uma defesa 3:3 (quase 3:2:1), em que quem defendia à frente estava quase a defender no meio-campo. E o ACM Lisboa, o 3º classificado dum campeonato nacional de seniores femininos, não sabia jogar sem bola, entrando nas costas da defesa do Passos Manuel.
No entanto, não nos podemos esquecer das vitórias, na Taça da época passada, da Juve Mar e do Salgueiros contra Porto Salvo e Garrett, respectivamente, o que denunciava, logo ali, um equilíbrio de nível entre as equipas de baixo da PO09 e das melhores equipas da Zona Norte da PO10. E mesmo vocês perderam por 8 no Maiastars num jogo que você caracterizou de "má exibição" da sua equipa.