Welcome
Welcome to setemetros

You are currently viewing our boards as a guest, which gives you limited access to view most discussions and access our other features. By joining our free community, you will have access to post topics, communicate privately with other members (PM), respond to polls, upload content, and access many other special features. In addition, registered members also see less advertisements. Registration is fast, simple, and absolutely free, so please, join our community today!

P.O.09 2010/11

Forum criado para debater assuntos relacionados com a modalidade

P.O.09 2010/11

Mensagemby Andebolsul » quinta jul 01, 2010 5:29 pm

Segundo dados de fonte bem informada, A FAP, esta a tentar reformular a FF da PO 09, já para esta época.
Andebolsul

Re: P.O.09 2010/11

Mensagemby Jorge Almeida » quinta jul 01, 2010 7:23 pm

Em que termos?
Jorge Almeida

Mensagemby Andebolsul » quinta jul 01, 2010 8:25 pm

O que me contaram e foialguem com ligações à FAP, é que deverá haver uma Fase Complementar, para as equipas não apuradas term mais competição e ser feito um escalamento para uma possivel 2ª Divisão em 11/12
Andebolsul

Mensagemby Jorge Almeida » sexta jul 02, 2010 9:13 am

Uma fase complementar? Com que objectivos competitivos?

E, nesse quadro, o que é que acontecerá à 1ª Fase da Taça de Portugal?

Porque é que não decidem isso em AG, como fizeram com o alargamento da PO09 para a época que acabou recentemente?
Jorge Almeida

Mensagemby Andebolsul » sexta jul 02, 2010 9:46 am

Não terem decidido em AG, é uma boa pergunta, principalmente se o modelo competitivo é experimental deveriam ter previsto que voltado à forma antiga deveriam ter de fazer divisões, em relação à TP, o que me disseram é que a 1ª Fase são 6 jogos pata cada equipa e se houver uam Fase complementar com 2 Séries de 6, vai ocupar basicamente o mesmo calendario da Fase Final sem faltarem datas.
Andebolsul

Mensagemby Jorge Almeida » sábado jul 03, 2010 1:42 pm

Se percebi bem acerca dessa proposta, continua a haver a 1ª fase da Taça, ao mesmo tempo que haverá essa Fase Complementar da 1ª Divisão.

Se isso for avante, vai ter de haver jogos aos fins de semana e a meio da semana, duma maneira sistemática, pois, de resto, não estou a ver.

Um exemplo: Na época passada, o maior grupo da 1ª Fase da Taça foi composto por 5 equipas, o que representa 8 jogos.

Pelo que dizes, haveria menos 2 jogos para a Taça, e mais 6 para o Campeonato, o que dá em mais 4 jogos oficiais.

Onde é que se vai buscar essas 4 datas? Só estou a ver em dias a meio da semana, ou, em alternativa, em bastantes fins-de-semana com jornadas duplas.

Para além disso, quais seriam os objectivos competitivos dessa nova Fase Complementar do Campeonato? Quem ganhar, mantém-se na PO09, e quem perder desce para a 2ª Divisão? E quantos é que descem para a 2ª Divisão?

E porque é que, só agora, é que vêm com isso? Agora, que os clubes estão a preparar a próxima temporada, é que vêm lançar dúvidas sobre como é que se vai desenrolar o campeonato? Numa federação normal, nesta altura, já se saberia, há muito, quem é que ia jogar o campeonato, e em que formato.

Não é que as AG da FAP fossem exemplo para alguém, pois eram realizadas à porta fechada (estilo deuses no Olimpo), e só a muito esforço, e muito tempo depois, é que o pessoal sabia o que havia sido decidido. Assim, sem as AG, ainda pior, pois parece que as decisões só são tomadas pela direcção da FAP, sem consultar as associações, que, pelo menos em teoria, são quem representam os clubes.
Quem não se lembra da novela que foi há 1 ano atrás, para saber qual era o formato da PO09 para a época que acabou recentemente, e quem é que ia ser aceite, decisão essa que a FAP tinha tomado, pelo menos oficialmente, em AG realizada em Março de 2009? E a maneira que isso foi revelado (apareceram, 1º, uns documentos no site da AAL, que foi ameaçada de sanções, depois no site da AAB ...)?

Mas também valha a verdade que, pelo que se tem visto, excepto honrosas excepções em espaços temporais muito curtos, e quase uma à vez, as associações regionais, APAOMA, ATAP, AJAP e outros votam sempre de acordo com a Direcção da FAP.
Jorge Almeida

Mensagemby Andebolsul » sábado jul 03, 2010 3:41 pm

Concordo com tudo o que dizes, mas nessa famosa AG de Março, estabeleceram que seria um modelo experimental de duas épocas, mas concerteza que terão um plano alternativo para quando acabar a experiência, como deves imaginar ha muita mais equipas insatisfeitas com o modelo do que satisfeitas, porque metade delas não tem o minimo objectivo desportivo, anda por andar, mas isso está na mão dos Clubes, a FAP funciona em piramide, Clubes, Associações, Federação. A Federação é eleita com os votos das Associações que são eleitas com os votos dos Clubes, que eu saiba esta lista para a FAP ate concorreu sozinha, mas uma coisa tambem é que não se pode contar com os dirigentes dos clubes que só vêem o Masculino, quantas vezes não vimos já os Masculinos terem autocarros para ir aos jogos e no mesmo clube no mesmo dia os Femininos irem em carros particulares. O Andebol Feminino, só avança quando for entregue aos clubes que o fomentam, que são na realidade aqueles que sabem como fazer e o que fazer. Não nos podemos esquecer que o andebol Feminino é o parente pobre, mas não é só em Portugal, por exemplo o Elda Vice Campeão europeu, quase que não o era, pois não tinha dinheiro para se deslocar à Dinamarca, não sei quanto é necessario hoje em dia para manter uma equipa Sénior na 1ª Divisão, Em Espanha é um minimo de 100000 Euros, mesmo a equipa onde eu estava que era da 2ª Divisão gastava 50 mil Euros ano, isto tudo para dizer que tem de haver uma união para se conseguir receitas que mantenham a modalidade a uma bom nivel.
Andebolsul

Mensagemby Ulisses Pereira » sábado jul 03, 2010 8:44 pm

Duas considerações:

- Penso que, caso queiram avançar com essa ideia de continuarem o campeonato para as equipas que não vão à fase final, se mudará o formato da Taça de Portugal. Este formato por grupos apenas existia para dar competição às equipas que não iam às fases finais. Assim sendo, pode voltar-se ao formato normal de eliminatórias (2 jogos bastam para se chegar aos oitavos de final).

- Quanto à ideia de que a maioria das equipas está contra este modelo, tenho muitas dúvidas. Na Zona Norte devem ser muito poucas as que preferiam o modelo antigo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter"
Ulisses Pereira

Mensagemby Jorge Almeida » sábado jul 03, 2010 9:03 pm

Faço minhas as palavras do Ulisses na última mensagem.
Jorge Almeida

Mensagemby Andebolsul » sábado jul 03, 2010 9:24 pm

Ulisses,

Na minha opinião pessoal, julgo que uma Fase complementar seria melhor, assim as equipas teriam um objectivo na época, embora a Taça
podesse ser um objectivo, a maioria das equipas entra nela só por entrar, não vou dizer por serem obrigados, mas entram só para jogar, mais nada, é claro que numa Fase complementar sem descidas vai dar ao mesmo, é só mesmo competição. É só por isso que defendo duas divisões para as equipas mais pequenas terem um objectivo que as motive.
Em relação a preferencias, às equipas da Zona Norte, acaba por ser indiferente, porque sendo em 1ª ou 2ª Divisão, os custos seriam identicos devido ao elevado numero de equipas existentes. As equipas da Zona Sul é que estão contra devido às deslocações. Falaram-me tambem que uma das equipas da Madeira pode mudar para a Zona Norte, para haver um maior indice competitivo final. Agora faço uma pergunta, sem o Castelo Branco, e com uma possivel entrada do S. Félix da Marinha e do Fafe, e tambem ouvi dos Lusitanos da Sanjoanense e Académica de Espinho( mas ai voces esarão melhor informados que eu), mesmo que a AACoimbra entre, irá haver uma digferença no numero de equipas por Zona ou o Alavárium e o São Bernardo, ainda vão ser desviados para a Zona Sul?
Andebolsul

Next

Return to Andebol