Welcome
Welcome to setemetros

You are currently viewing our boards as a guest, which gives you limited access to view most discussions and access our other features. By joining our free community, you will have access to post topics, communicate privately with other members (PM), respond to polls, upload content, and access many other special features. In addition, registered members also see less advertisements. Registration is fast, simple, and absolutely free, so please, join our community today!

E depois de Donner?

Forum criado para debater assuntos relacionados com a modalidade

Re: E depois de Donner?

Mensagemby Jorge Almeida » sexta jun 25, 2010 4:39 pm

Tive, agora, uma dúvida:

Se o modelo da PO09 se vai manter (tudo indica que sim), então o regulamento da mesma prova se vai manter na mesma.

No entanto, tenho lido por aí que existem clubes que ficaram de fora, esta época, da PO09, por causa de não terem escalões de formação, e que alimentam esperanças de poder entrar na PO09 na próxima época.

Um desses casos é a Académica, conforme se pode perceber das declarações da sua capitã de equipa expressas no blogue "Andebol Feminino Portugal":

http://andebolfemininoportugal.blogspot ... ao-no.html

A minha dúvida é a seguinte: Que bases é que estas equipas têm para alimentar essas esperanças? Será que há alguma alteração futura que os comuns mortais como nós ainda não saibamos? Será que, de repente, passaram a ter escalões de formação? Será que terão feito acordos tipo São Bernardo / Valongo Vouga (não estou a criticar esse acordo, estou só a apontar esse caso como um exemplo desse tipo de acordos)?
Jorge Almeida

Mensagemby Andebolsul » sexta jun 25, 2010 4:57 pm

Caro Jorge
O mais provável deve ser mesmo um acordo ou quem sabe podem ter algum acordo com alguma escola, por exemplo a Adolfo Portela, está "só" a 60 km, digo isto, porque nao deve ser alterada a regra dos escalões de formação embora eu ache que devesse ser alterada e ser feita como em Espanha, obrigatorio apenas um escalão de minis a juvenis e a bonificação como tu já proposeste dos clubes com mais escalões.
Andebolsul

Mensagemby Ulisses Pereira » sexta jun 25, 2010 5:14 pm

Ao que sei, a Académica de Coimbra já tinha muitas algumas juvenis a treinar na época passada e na próxima época está a envidar todos os esforços (tendo feito já várias acções de formação em várias escolas) para conseguir ter outra equipa inscrita.

Se bem me recordo do regulamento, eram duas equipas sequenciadas na formação (não tenho a certeza). Por isso, juvenis e infantis não dariam. Mas a Académica estará por dentro disso (até porque não participou neste campeonato por causa disso) e estará a trabalhar nesse sentido.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter"
Ulisses Pereira

Mensagemby Ulisses Pereira » sexta jun 25, 2010 5:19 pm

Fui reler o regulamento da PO9 para a época passada e não fala em escalões sequenciados. Por isso, se a Académica tiver essas duas equipas nos Nacionais reunirá os requisitos obrigatórios.

Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira

Mensagemby Andebolsul » sexta jun 25, 2010 5:30 pm

Ulisses,
O regulamento fala em provas nacionais para os dois escalões, ou como no caso da obrigação para as juniores, basta ter uma equipa inferior inscrita não importando se é nacional ou regional?
Andebolsul

Mensagemby Ulisses Pereira » sexta jun 25, 2010 5:44 pm

O regulamento fala em duas provas nacionais e isso foi um obstáculo para algumas equipas. No caso da Académica tiveram um ano para tentar reunir condições para isso e estão confiantes que este ano vão mesmo avançar.

Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira

Mensagemby Andebolsul » sexta jun 25, 2010 6:42 pm

É uma coisa que não compreendo, para todos os escalões tem de se ter duas equipas no Nacional, menos para as Iniciadas que por razões obvias basta uma, mas nas Juniores basta ter uma equipa inscrita mesmo que seja no Regional.
Andebolsul

Mensagemby Mikelis » sexta jun 25, 2010 10:09 pm

Caro andebolsul,

a Adolfo Portela até fica a menos de 60 km da Académica de Coimbra, mas sinceramente espero que não, uma vez que as atletas que fazem parte dessa equipa do Desporto Escolar são as juvenis e iniciadas do Valongo do Vouga e, se isso acontecer, vamos ficar sem atletas.

Fora de brincadeiras, espero que a Associação Académica seja capaz de reunir as condições necessárias, tal como outras equipas, pois apenas dessa forma o andebol feminino irá evoluir, com acordos ou sem acordos.
Mikelis

Mensagemby Jorge Almeida » sexta jun 25, 2010 10:29 pm

Bom, quando avancei com o exemplo da Académica, é isso mesmo, um exemplo, pois já li em diversos lados sobre pretensões de clubes que foram impedidos de disputar a PO09 nesta temporada por causa de não terem escalões de formação, e que a pensam disputar na próxima.

Agora, não me lembro onde é que li isso.

Por outro lado, a Académica não foi a única equipa a inscrever-se apenas na Taça de Portugal. Temos o exemplo de Porto Alto e Almeirim, que também devem estar a contar participar. Senão, para quê ter treinado esta época apenas para a Taça?
Jorge Almeida

Mensagemby Andebolsul » sexta jun 25, 2010 10:58 pm

Mikelis, Eu dei o exemplo da Adolfo Portela, por ser a mais perto e com mais qualidade, Jorge, pelo que sei, o Almeirim participa no Regional de Lisboa/Santarem e pelo que ouvi pensa participar, o Porto Alto tem apenas 3 ou 4 Seniores, o resto que participou na TP, foram Juniores que ainda o são e Juvenis, e eles não querem dar um passo mais longo que a perna, ou seja preferem sacrificar competitivamente essas atletas(Séniores) e entrar em Juniores. Mas a formação vai ter um problema grande a partir da época 2011/12, o nivel 4, para 1ª Divisão de Juvenis, um curso que custa 1000 Euros, arrisco que do mesmo modo que aconteceu noutras modalidades na altura muitos clubes fecharão as portas por falta de técnicos, porque com franqueza concordo com algo que li, um carola não vive do Andebol, estar a pagar esse valor custa, e não estou a ver o clubes a faze-lo.
Andebolsul

PreviousNext

Return to Andebol