Welcome
Welcome to setemetros

You are currently viewing our boards as a guest, which gives you limited access to view most discussions and access our other features. By joining our free community, you will have access to post topics, communicate privately with other members (PM), respond to polls, upload content, and access many other special features. In addition, registered members also see less advertisements. Registration is fast, simple, and absolutely free, so please, join our community today!

Belenenses, o Fim.

Forum criado para debater assuntos relacionados com a modalidade

Re: Belenenses, o Fim.

Mensagemby Andebolsul » segunda jun 28, 2010 11:07 am

Exactamente, o documento regula a actividade de técnico profissional, mas isso não existe em Portugal, pois se não temos uma liga profissional como é que os técnicos podem ser profissionais? Se nós fizermos uma análise da Lei de Bases e da Lei do Desporto, chegamos à conclusão que ela foi baseada no Futebol, onde até nos distritais existem técnicos profissionais. Mas esta situação só acontece por uma razão, os clubes querem que assim seja, se analisarem a Lei do Desporto entendem porque é que as Federações não querem ter Ligas Profissionais.
Andebolsul

Mensagemby vascobzky » segunda jun 28, 2010 12:30 pm

Mas tivemos uma Liga Profissional durante anos, em que os clubes, já se sabe pelo menos de um, nem um único desconto fizeram ?? Mas afinal que profissionalismo foi esse??

As equipas que acabaram graças à aventura da Liga, e são 10 ou mais de 10, terão cumprido com isso e sido ajudadas afundarem-se???

Quanto ao que vocês dizem é verdade, 90% dos treinadores, e vejamos mesmo os "profissionais", como o treinador do ABC ou o do São Bernardo por ex, têm outros empregos.

Grau 4 para PO01, ainda se compreende, mas na PO02, PO03, PO04, Po06 e PO09 digam-me lá quem é profissional e ganha mais de 1000€ ano nos clubes onde estão ?? Certamente serão muito poucos.
vascobzky

Mensagemby Andebolsul » segunda jun 28, 2010 1:17 pm

Vasco. Que eu saiba apenas existem três profissionais, Paulo Faria, Obradovic e José António Silva, quanto ao Paulo fidalgo, não sei dizer, mas os outros todos tem a sua actividade paralela, éd claro que o documento diz que profissionais são aqueles que vivem da modalidade ou que fazem dela a sua actividade principal, ou seja um Prof. de horário reduzido, que tenha tipo 20 horas mês e recebesse vamos supor 1500 euros da sua profissão, e treinasse uma equipa que lhe ocupasse 40 horas mês , apenas ganhando, 300, é à luz do documento legal considerado profissional. Os iluminados e fundamentalistas da FAP, vêm dizer, a formação é essencial, é verdade, mas se analisarmos na altura em que lutavamos de igual para igual com a Europa, a maioria de nós tinha o antigo nivel 4 e 3, até a 1ª divisão só pedia nivel 2, nasceu a Formand, tudo mudou. agora pergunto se existem apenas 20 vagas para Master e 25 vagas para 4.º grau e temos nas provas que exigirão os requisitos mais de 100 equipas, ou vão fazer um curso à pressão ou não sei como será.

P.S. Mais uma vez se prova que o modelo de provas fixas nos escalões de formação, apenas servem para os clubes gastarem dinheiro. Mais uma vez uma equipa da Madeira, e mais uma vez parabens ao Bartolomeu, vem vencer o Nacional de Juniores. A minha pergunta é se eles conseguem resultados vindos de um Regional de 5 equipas, porque é que esse modelo não serve para nós? Passamos uma época com deslocações, com despesas de arbitrágem nacionais, para num fim de semana tudo se resolver. Maid valia os Regionais e aporar tipo taça Nacional.
Andebolsul

Mensagemby vascobzky » terça jun 29, 2010 12:35 am

Por acaso aí não concordo contigo. O modelo este ano das Juniores e eu que treinei juniores, foi muito bom. Claro que para um Alcanena e uma Juve Lis, que tiveram que fazer muitas deslocações foi mais cansativo, mas este ano sim, tivemos um campeonato a sério, com muitos jogos a sério. Perestrelo acaba por ser campeão a meu ver por dois motivos, primeiro porque trabalham muito bem, com qualidade e quantidade, têm pavilhão e até estágio realizam na Madeira, e em segundo porque têm um quadro técnico que nos últimos anos tem dados mostras de imensa qualidade e resultados muito bons em todos os escalões.

Mau para este escalão é o que acontece já há alguns anos neste país, como é possível as idades das selecções não estarem acertadas com os nossos escalões em Portugal ??

Como é possível o escalão de juniores ter que parar sempre que há selecção de Juniores A e selecção de Juniores B, para depois andarem a fazer imensos jogos em pouco tempo porque não há datas, acontecendo o mesmo nos outros escalões?? Aqui é que penso que seria dado um passo em frente no andebol feminino também, mas não sei se estarei correcto.

Quanto aos cursos é como dizes, daqui a duas épocas terão que haver em Portugal cerca de 100 treinadores grau 4 e Masters. Masters já temos alguns, grau 4 também poderão haver alguns com as equivalências dos cursos de Educação Física.
vascobzky

Mensagemby Andebolsul » terça jun 29, 2010 1:10 am

Eu apoio totalmente a 2ª Fase, critico é o modelo da primeira por achar que (e tu ai no Porto vês isso) existem muitas equipas que ainda não atingiram a qualidade necessária para uma prova Nacional, eu sou daqueles que pensa que a um Nacional se chega por mérito, não por se querer lá estar. a pior coisa que pode acontecer a um ou uma jovem é andar sempre a perder, por isso é que defendo nas camadas jovens uma Fase distrital, uma Fase Inter-Distrital e uma Fase Final,
Andebolsul

Previous

Return to Andebol